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Alimentos probióticos

Bactérias benéficas para potencializar a sua saúde.

Cada país tem algum alimento cultural, e muitos destes são probióticos, que surgiram dela necessidade de estocar comida por longa data sem o artifício da geladeira, ou de transportar alimentos por longas distâncias, ou de transformar o alimento em algo maior para alimentar mais pessoas, ou simplesmente aconteceu por mero acaso de uma receita ter dado errado.

A lista de alimentos que nos fornecem probióticos não é pequena, quando produzido de maneira original ou artesanal, você conta com essas bactérias do bem em: queijo, iogurte, kefir, tibico, firmijork, csy, chá, kombuchá, fresa, vinho, cerveja, cachaça, pisco, pão, massa, conserva de vegetais ou de ovos, carne seca, bacon, salame, chocolate, chucrute (sauerkraut)…


A lista é grande, e como já mencionei, me refiro ao produto produzido mais “artesanalmente”, e não aos exemplos industrializados que passaram a tomar conta das prateleiras dos supermercados. E não precisa ser “kefir”, há diversos alimentos citados que você provavelmente já conhece.


Onde encontrar? Na feira! No açougue, ou ainda melhor, feito em casa 😉


Você não precisa gastar muito pra ingerir boas e variadas fontes de probióticos, só um pouco do seu tempo… e ganha-se tanto em troca: saúde, qualidade de vida e mais tempo 😉

No episódio “4 – Terra” da série documental do Netflix “Cooked”, o chefe de cozinha Michael Polan, traz alguns exemplos de diferentes culturas. Fica a sugestão.

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